Imagem capa - Momento mágico - A amamentação ♥ por Aline Tomaz Fotografia
Mundo das mamães

Momento mágico - A amamentação ♥

Olá mamães! Este post é ESPECIALMENTE para vocês...

Hoje quem vai falar não sou eu, e sim uma pessoa que entende e vive este momento extremamente mágico!
Convidei uma cliente amiga para falar de um assunto importantíssimo na vida de uma mãe, e ela aceitou de primeira.

O nome dela é Sany, mamãe da Manu que fizemos o acompanhamento dela ano passado...
Vejam que depoimento e história de vida mais linda que ela escreveu pra gente ♥


" A minha história com amamentação se confunde com a Sany-mãe e a Sany-profissional. Por isso, toda a construção do meu lado profissional, a idealização da minha empresa de consultoria em amamentação MAMAR, dependeu diretamente da minha construção como mãe.

Desde a gravidez da Manuela, a fase mais esperada e idealizada foi a amamentação. Além do forte desejo de ser mãe, tinha no coração um desejo maior ainda de amamentar.

Como enfermeira me senti segura e preparada para essa fase. Possuía a teoria e pensava ser ela, até então, que me garantiria o sucesso. Sim, a informação é importantíssima, a base do sucesso. Aliada ao querer, a vontade, é meio caminho andado.

Mas ao contrário de todos os outros mamíferos, a amamentação não acontece simplesmente. O bebê não nasce sabendo a pega correta e nem a mãe instintivamente o coloca para mamar sem dificuldades. É um aprendizado! E assim nasce o resultado mais bonito da amamentação: o vínculo mãe-bebê.

Para criação desse vínculo é necessário apoio, apoio a mãe e ao bebê. A presença do pai, do companheiro, dos avós, de quem for ficar com eles nesse primeiro momento, é muito importante e ajuda muito. A mãe precisa se sentir amparada, amada, segura para passar por esse primeiro momento com tranquilidade e convicção.

Os primeiros 10 dias são os principais, é nele que acontecerá a apojadura, momento em que há a descida do leite, e com ele os seios se encherão muito. Essa é hora de colocar em prática toda a informação e desfrutar de todo o apoio dos familiares. É importante saber que esse momento é diferente para cada mãe. Há as que irão ter mais dificuldades, as que conseguirão ‘tirar de letra’, mas isso nada tem a ver com o quão mãe a mulher é ou será.

Não existe uma fórmula certa, uma rotina nesse primeiro momento. O bebê precisa mamar sempre que quiser, em livre demanda, e isso não significa somente fome, mas pra eles o seio materno, o contato pele a pele, é também aconchego, amor, segurança.

Os meus primeiros 10 dias trouxeram com eles muita dificuldade. Uma dificuldade que não estava nos meus planos. Meus seios encheram muito e Manuela não conseguia esvaziá-lo por completo. Existe todo um processo até o organismo começar a adequar a demanda do bebê. Eu acreditava que a ordenha não precisava ser feita, eles continuavam a encher, aquele leite se acumulava e formou nódulos duros. A mama estava ingurgitava, ou seja, o leite estava empedrado e um processo de mastite (infecção mamária), estava começando! A essa altura doía muito e era um sacrifício colocá-la para mamar. Estavam tão cheios e empedrados que eu não conseguia fazer a ordenha nem com ajuda de uma bombinha. Os bicos estavam fissurados porque a pega não estava correta, com o seio muito cheio a Manuela não conseguia abocanhá-lo direito. Tive medo de não conseguir amamentar mais, fiquei com medo de pensar em desistir.  

A vontade e a persistência me fizeram continuar e ir além. O apoio do meu marido e de toda a família foi fundamental. Nesse momento consegui deixar o meu lado mãe um pouco de lado e pensar como profissional. Tive ajuda de outros profissionais que foram essenciais nessa etapa. E foi assim que surgiu mais um desejo, o de aliar todos os meus conhecimentos científicos à minha prática como recém-mãe e poder ajudar outras mães com a mesma dificuldade a persistirem na amamentação!

Me capacitei ainda mais, estudei bastante e então o sonho foi ficando cada vez mais concreto e se tornando realidade, criei a MAMAR Consultoria em Amamentação, com o intuito de formar uma empresa que oferecesse auxílio e informação nesses primeiros dias e mais ainda, que pudesse levar a cada lar, a cada nova família, amor e apoio.

A MAMAR é a continuação do meu legado materno e a realização do meu lado profissional. Nada me é mais gratificante do que transformar todo esse amor em muito leite materno para fazer feliz e realizar o desejo de muitas mamães e famílias!

A amamentação é possível! Não existe leite fraco, leite que não sustenta, mãe que não tem leite, leite aguado. Nenhum leite é melhor do que o seu próprio leite que possui a quantidade exata de água e nutrientes de que o seu bebê precisa. O que falta, muitas das vezes, é ausência de informação, pouco apoio e sororidade a mãe!

Amamente! Até quando for prazeroso para você e para seu bebê! O tempo é vocês quem constroem, juntos! Esse é o maior pacto de confiança entre vocês! "



















Linda demais a história da Sany né, pessoal?! ♥
Para quem quiser conhecer ela e mais um pouquinho da MAMAR, clique aqui. https://www.facebook.com/mamarconsultoria/?fref=ts

E aproveitando, essa é a semana MUNDIAL do aleitamento materno, e a MAMAR tem um convite especial para vocês!! 




Inscrevam - se: https://goo.gl/forms/PHVcZf0C3aMUM6Kt1 


Bom, este foi nosso post de hoje.

Um agradecimento especial para nossa querida amiga Sany por ter aceitado nosso convite e escrever este belíssimo depoimento para todas as mamães que passaram por aqui!!

E aí, gostaram? Deixe um recadinho aqui pra gente!!

Um super beijo para todas!
Aline.