Imagem capa - Alimentação na quarentena - Nutricionista Ariane Siervuli por Aline Tomaz Fotografia
Fotografia DocumentalO mundo dos bebêsMundo das mamães

Alimentação na quarentena - Nutricionista Ariane Siervuli

Oi pessoal!!
Com grande satisfação, venho neste post publicar um texto que a minha querida amiga, cliente, mãe e nutricionista, Ariane Siervuli, preparou especialmente para nós!!!

O tema de hoje é: Alimentação na quarentena ♥







Estamos vivendo um momento inédito na nossa história. Passando por situações que nunca imaginamos não é mesmo?! As crianças estão em casa o dia todo, todos os dias! O trabalho também! E o lazer? Não foge à regra! Nunca foi tão importante que tivéssemos um lar cheio de aconchego.

E por falar em aconchego, se existe algo que aconchega é comida! Um café quente, um arroz doce, um bolinho saindo do forno, uma sopa bem quentinha nesses dias frios.

A comida tem o poder de transformar nossas emoções, mesmo que momentaneamente. Ela pode nos levar para outros lugares e nos conectar com pessoas que amamos.

A seguir, vou listar algumas dicas para que a alimentação na sua casa durante o distanciamento social fique um pouco mais organizada, prazerosa, saudável e cheia de aconchego.






1 - MANTENHA UMA ROTINA


Eu sei, não é fácil! Mas as refeições são uma forma de dar dinâmica para o dia da sua família. Então, quando você tem horários bem estabelecidos para café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, a chance de entrar em ciclos de procrastinação diminui.                  

Além disso, rotina é extremamente importante para a saúde emocional e física das crianças. Elas precisam de limites, horários e algum tipo de controle sobre o que irá acontecer no seu dia.







2-  LEVE AS CRIANÇAS PARA A COZINHA


Eu não me canso de dar essa dica, por que levar as crianças pra cozinha é transformador para toda a família. E caso seu filho não queira fazer nada na prática, deixe que ele escolha o cardápio de alguma refeição ou ponha a mesa.  A interação com a cozinha faz com que eles se tornem mais participativos na sua alimentação.      

Às vezes, para colocar essa dica em prática, você vai precisar reduzir o tempo de uso de telas, incluindo celular, TV e notebook ok?!







3- CONSUMA FRUTAS E VEGETAIS


Essa quarentena não é uma pausa na vida ok?! Então o princípio de diversificar o consumo de frutas e vegetais continua! Eles são extremamente importantes para a nossa saúde física e mental.

Comece tentando pelo menos 1 fruta ao dia e 1 vegetal no almoço e no jantar. E vá aumentando conforme vocês se sentirem prontos.








4- COMAM A MESA!!


Esse hábito de comer à mesa pode transformar as relações da sua família. Monte mesa mesmo. Use suas melhores toalhas, pratos, talheres... pare de guardá-los para as visitas importantes. As pessoas mais importantes da sua vida são as que moram com você! Viva momentos de alegria, diversão, aconchego juntos à mesa!





5- FIQUE ATENTO AOS SINAIS!

Nesse momento, é muito fácil termos episódios de picos de estresse ou ansiedade. E, acredite, isso afeta as crianças também.

Então, fique atento aos sentimentos do seu filho: medo, insegurança, angústia, tédio, irritabilidade... Eles podem se manifestar através de compulsão alimentar ou falta de apetite, roer unhas, regressão em algum aspecto como voltar a usar chupeta ou a fazer xixi na cama, por exemplo. 

O corpo mostra tudo que se passa dentro de nós. E a comida pode ser um aconchego saudável ou se tornar uma válvula de escape. Por isso, investir para que sua família desenvolva uma relação saudável com a comida é essencial para ensinarmos uma geração a ser mais independente, livre e resolvida consigo mesmo.




Espero que vocês gostem!

Fiquem bem e se cuidem!

Com amor da Nutri ♥

Ariane Camila Siervuli

CRN 16209